sábado, 2 de outubro de 2010

Ser vegetariano não é fácil!

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." (Charles Darwin)


Alguns tornam-se por vaidade, outros por saúde, mas alguns, assim como eu, tornam-se por indignação à forma bruta e grotesca que eles massacram os animais.
Muitas pessoas me perguntam: Por que você é vegetariana?
E eu digo: Porque quis provar a mim mesma que sou capaz!
Mas há motivos além desse. Eu sinto compaixão, eu consigo sentir o desespero e realmente me abalo com isso! Muitos acham frescura, mas essa é a minha escolha e, se fosse a de muitos, teríamos um mundo ao menos um pouco melhor!

Raíssa Diniz, 1º Épsilon, EM

4 comentários:

  1. Você é vegetariano?

    Então agora em diante passarei a comer por 2, passar bem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Muita pena de vc...
    Aquele Bifão suculento é uma delicia!!!
    boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de qualquer animal perto de mim.
    Mas nem por isso eu penso que devo assistir uma corrida de cavalos porque é divertido.
    Nem por isso vou ter um cachorro porque ele é um animal domesticado e farei coisas boas para ele.
    Nem por isso vou comer carne, tomar leite porque é gostoso.
    E por isso eu acho que sou menos sacana.
    É claro que a cultura impregnada em nós diz tudo ao contrario que eles existem para nos servir. Mas quando dizemos isso de outro ser vivo que sente, vê, ouve e pensa o que somos?! Nem eu mesmo que não demonstro nenhum sentimento de amor a eles, penso que esta exploração e matança sangrenta é correta. Não faria isso em prol da minha saúde e sim da minha consciência, ficar livre de uma maldade dessas.
    Essa compaixão não é engraçada é o que me faz sentir mais aparentemente humano.
    As vezes mudar os hábitos e os pensamentos faz jus aos nossos valores. Evoluir é repensar.

    ResponderExcluir
  4. Além dos motivos citados acima onde predomina a piedade animal, existem mais uma gama infinita de motivos para abdicarmos da carne, não gosto de comentar sobre vegetarianismo, pois muitas vezes parece que estou tentando converter as pessoas, e com certeza esse não é o meu objetivo.
    Alertar as pessoas de que a carne tráz com ela diversas coisas, desde desigualdade (se pensarmos nos moradores da Etiópia, maior produtora de Sorbo do mundo, enquanto a maior parte da população morre de fome o sorbo é exportado para alimentar porcos na França) até a degradação do meio ambiente (os runinantes são responsáveis por 18% dos gâses do efeito estufa). Por esses motivos citados, pela piedade animal, pela preocupação com a saúde e mais uma dezenas de motivos sou vegetariano a menos de um ano, mas sigo forte no caminho...
    Não quero que ngm sinta-se forçado a ser vegetariano, mas que reflita um pouco se é justo continuarmos com esse egocentrismo, não só menosprezando os animais, mas abandonando irmão da mesma espécie a beira da morte para satisfazermos gostos supérfluos.

    ResponderExcluir