sábado, 30 de outubro de 2010

Saresp

“Nota mais alta não é educação melhor” (Diane Ravitch)

O SARESP surgiu com a necessidade de um sistema de avaliação que mostrasse os resultados do ensino público estadual e a partir daí, seriam tomadas decisões de melhoria que incrementariam a capacitação dos professores e demais profissionais relacionados à área da educação. Mas, na verdade, o que vemos nessa avaliação é o surgimento de índices que podem ser utilizados como propaganda eleitoral, anunciando falsamente uma grande melhoria do fantástico ensino público estadual. Também não é comentado o fato de que os professores recebem um bônus proporcional ao resultado que os seus alunos tiveram na prova, que pode chegar a até 2,9 salários mínimos. Por conta desse bônus é possível ver escolas que até selecionam os melhores alunos, mascarando todos os problemas no ensino.

Esse tipo de sistema avaliativo foi criado por Diane Ravitch, secretária-adjunta de educação dos Estados Unidos, e é baseado em metas, testes padronizados e responsabilização dos professores pelo desempenho do aluno. No entanto, há algum tempo esta mesma mulher publicou um livro no qual criticava o sistema que havia criado, dizendo que ele somente prepara os alunos para as avaliações, ao invés de ajudar no real aprendizado dos conhecimentos.

Podemos concluir que este método de avaliação transforma a instituição escolar em algo burocrático que ignora o sentido do ensino fazendo os professores serem, na verdade, treinadores para exames e retira o papel da escola de fazer dos alunos cidadãos com uma perspectiva crítica e libertadora.

No ano passado o Governo do Estado de São Paulo incluiu as ETEs entre as escolas públicas estaduais que participam do Saresp. Isso foi visto pelos alunos como interesse eleitoreiro, e manifestações estudantis de boicote ao Saresp tiveram força principalmente nas ETEs Guaracy Silveira, Albert Einstein, Carlos de Campos e a ETESP. 

No dia 17/11 haverá Saresp de novo nas ETEs, para os terceiros anos do Ensino Médio, e nós, estudantes, não podemos retroceder nesta luta pela educação!

Um comentário:

  1. pra quem quiser ler mais sobre o assunto, temos aqui mais motivos para não fazermos o Saresp, relativos também à desorganização e falta de transparência da aplicação desta prova, o que eu considero também muito importante para a argumentação de nossa posição:

    http://namarianews.blogspot.com/2009/11/saresp-2009-do-caos-pequena-desordem.html

    http://namarianews.blogspot.com/2009/11/saresp-2009-o-rescaldo.html

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