quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Homofobia na Etesp?

Se vocês esperavam que a resposta fosse NÃO, então lamento decepcioná-los. Pois a real resposta como devem imaginar é um horrível e sincero SIM.

Não é de hoje que esse tipo “singelo” de preconceito atinge os homossexuais ou bissexuais da escola.

Então nós pensamos: “Mas quando isso que eu não vi?!”. Olha galera, vocês já devem ter ouvido falar de que o preconceito se manifesta de uma forma bem discreta e silenciosa. E estou aqui para falar de alguns casos específicos que nos provam a maneira ridícula como ocorre essa repressão.

Um dos exemplos ocorreu há algum tempo. Na “Praceta” (por volta de 12h30), como de costume, podemos observar casais namorando (se beijando, se “pegando”, como preferirem), e
nesse dia em particular, havia três casais muito próximos uns dos outros. Estando eles na seguinte ordem: Menino + Menina / Menino + Menino / Menino + Menina. Pouco tempo depois
observamos um dos funcionários da escola se dirigindo diretamente para o casal homossexual, e eis as suas palavras: “Podem, por favor, parar com isso que vocês estão incomodando as pessoas”.

Bom, particularmente, não creio que esse “por favor” tenha sido mais do que apenas uma questão de pertinência. E as informações desse caso foram obtidas através de mais de uma testemunhas.

Outro caso, ocorrido recentemente. Um casal de meninas está na mesma situação, em um horário em que todos estão em aula, e onde não há ninguém para ser “incomodado”. E mais uma vez um funcionário da escola chama a atenção delas e lhes dirige a palavra, porém ao contrário do primeiro caso, essa funcionária fica nervosa e começa a tremer e seu olho a lacrimejar. Diz o quanto sente muito em ter que dizer isso, explica que infelizmente existem muitas pessoas preconceituosas nessa sociedade, e apenas pede para que as meninas tentem se esconder mais. E comenta que alguém (que não se sabe quem) queria ligar para os pais dessas garotas!

Qual o direito desse “ser” de ligar para os pais dessas meninas!
Pense nisso!

Sabemos muito bem do título conquistado pela Etesp de “escola liberal”, porque de qualquer forma, sabemos que temos muito menos restrições em relação a muitas coisas, se comparadas com quase todas as escolas de São Paulo. E diante disso podemos pensar que não faz sentido nenhum existir um preconceito que se torna cada vez mais ultrapassado no período em que vivemos.

Eu, pessoalmente, fico revoltada sim! Pois, mesmo que você não goste, ou de acordo com sua religião ou fé, você não aceite. É preciso ao menos RESPEITAR. E por que isso? Porque somos todos seres humanos, todos com sentimentos, sendo homossexuais ou heterossexuais, esse fato jamais mudará. E porque não quebrar barreiras e acabar com tabus desde já?! Nós que somos jovens, e somos detentores de uma mente muito mais “aberta”, podemos, e devemos nos atentar a isso.

Imagine se um(a) amigo(a) seu/sua te conta que é homossexual, como você reagiria? Você ignoraria toda a sua amizade em função de “algo que não aceita”? Reflita sobre isso...

Nada disso é um jogo. Tudo isso faz parte da vida. Tudo isso é a vida! Devemos desenvolver nosso censo crítico e acabar com TODAS as formas de preconceito, seja ela proveniente de cor, etnia, classe social ou opção sexual.


(Ps: “Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo essas manifestações permitidas aos demais cidadãos e cidadãs, fica-se sujeito a reclusão de 2(dois) a 5(cinco) anos. E constituem efeito de condenação: I- A perda do cargo ou função pública, para o servidor público;” - Trecho da Lei n 7.716/1989)

OBS: Não foi citado nenhum nome, pois o objetivo desse texto não é fofocar e sim informar e buscar a consciência de cada um.


72 comentários:

  1. É... tolerância é algo difícil. Tem até gente que é preconceituoso e se julga vítima. Mas o problema mesmo é que por mais que algumas pessoas se policiem para não falar bobagens nem soltar expressões preconceituosas e vulgares, a intenção está lá, escondida atrás de cada gesto 'educado'. Claro, não é fácil de acabar com a ideia de desconforto que alguns sentem, mas se não começarmos logo, não vai acabar tão cedo.


    Outro dia, passeando pela internet, por um fórum qualquer da vida, eu vejo um tópico com um nome razoavelmente curioso (e arrogante) ele dizia algo como "Fãs de yaoi e yuri que devem se dar ao respeito", beem por aí. Para quem não sabe, yaoi é o nome dado ao gênero de mangá onde os relacionamentos são entre homens e yuri, também entre homossexuais, mas no caso mulheres. No tópico, o fulano ou a fulana começava falando que muita gente reclamava de intolerância ou até trollagem mas não se comportava de maneira "decente". Ainda não dizia de troca de afetos, mas de postura. Criticava que tais pessoas viam yaoi ou yuri em tudo e até em que não tem e enchem a internet com "lixo", irritando as outras pessoas, fãs de um mangá shounen, shoujo ou outros, por causa de fanarts e fanfics. Também dizia sobre vestimenta e jeito de falar, onde a pessoa chutou o balde. O autor achou-se no direito de ensinar as pessoas a como agir ou deixar de agir!


    Em pleno século 21, é vergonhoso ver que situações como as descritas pela Cátia e eu ainda acontecem, e é mais vergonhoso ainda ver que algumas pessoas acham essas reações normais e razoáveis.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, presenciei algo parecido dias atrás: um casal hetero se pegando próximo a um homossexual. O tiozionho pediu para os gays pararem hahaha
    Cara, homossexualidade é algo TÃO normal, TÃO óbvio, NÃO SEI de onde vem esse preconceito, pqp

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo completamente com a Cátia. Eu não concordo com o homosexualismo, porem respeito porque cada um tem o direito de fazer suas escolhas individuais; e ninguem tem o direito de ser intrometer.O preconceito tem que sumir e isso só vai acontecer quando as pessoas pararem de cuidar da vida dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou funcionária da ETESP e recentemente achei esse blog. Reitero aqui minha posição contra os casais homossexuais (bixas) no nosso estimado colégio.

    Crianças, o governo paga vocês para estudar, e não praticar atos libidinosos. Aos olhos do Senhor o romance é uma coisa natural, é do ser humano, mas apenas o romance entre homem e mulher, menino e menina.

    Agora, o homossexualismo é anti-vida, anti-natural e ofende por ser totalmente obsceno e desrespeitoso. Ver um garoto beijando outro garoto me entristece, pois esse foge do caminho dos bons costumes, da moral, e da ética.

    Falo por mim pelo menos quando reitero que não tolero bixas no meu local de trabalho. Essa afronta a ordem natural tem que ser combatida, temos que fazer nossos alunos se focarem nas coisas boas que são o estudo e o convivo com os colegas.

    ResponderExcluir
  5. Fico realmente muito, muito triste e revoltada quando vejo que grande parte das pessoas não conseguem enxergar além delas mesmas, que não podem ver além de suas infelizes doutrinas e pensamentos antiquados, que não veem que cada um sabe o que é melhor para a própria vida. O que leva você, cara funcionária da ETESP (ou qualquer pessoa anônima ou aluno que tem medo de mostrar quem é realmente), a tirar a felicidade e o livre-arbítrio de cada um, somente porque possui seus ideais? Se não sabe, vou explicar-lhe, ninguém é igual a ninguém. Ninguém é obrigado a compartilhar da sua crença e da sua visão pessoal sobre o que é ético e moral. Pois, para mim, o preconceito é o que existe de mais anti-ético nessa vida. Você não tem o direito de julgar as escolhas de outras pessoas, assim como ninguém o tem. Além disso, não sei se percebeu, mas há uma lei em que nenhum cidadão tem direito de proibir outros de expressarem sua opção sexual. Se fosse proibido qualquer manifestação de atos libidinosos (em suas palavras)dentro do campus da escola, então que nenhum casal hétero ou homossexual o fizesse. Mas não é isso que acontece na prática. Casais heterossexuais tem todo o direito de se manifestarem sem serem incomodados, ao contrário de homossexuais, que são gentilmente convidados a pararem. O que me alegra é perceber que não é a grande maioria que possui preconceito como você, pois todos meus colegas e amigos apóiam os meus pensamentos. Agora fica a pergunta, quem realmente é o estranho e o anormal nessa situação? A vítima ou o preconceituoso? Quem está aqui mostrando sua cara para lutar contra o preconceito, ou você, que discrima mas não tem coragem de mostrar quem realmente é?

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente: Deus não existe, aceite a verdade. E mesmo que você acredite nele com todas as suas forças isso não torna ele real, logo você não pode provar que ele existe. Respeito sua crença, assim como espero que você e todos respeitem as escolhas dos outros.

    Segundo: Se Deus existisse, sendo ele perfeito, o Q.I. dele seria bem superior ao seu(isso deveria ser óbvio para você). Analisando-se o nível de Q.I. das pessoas e o nível de preconceito percebe-se que quanto mais débil a pessoa é, mais preconceito ela tem (sim, a idéia foi ofender, já que senti isso no seu comentário), logo Deus seria tolerante com algo que não traz malefícios a nínguem e de nenhuma forma.

    Terceiro:Ordem natural? Favor estudar Biologia, seres de vários tipos praticam homosexualismo, falar que é contra a natureza é no mínimo idiota. Anti-Vida? Preciso rebater isso? Bons Costumes, moral e ética? Reveja seu conceito de bons costumes, moral e ética, favor usar um dicionário.

    Quarto: O governo paga? Paga o caralho, o dinheiro do governo vem do bolso de todos, o governo só distribui do jeito que ele quer, de qualquer forma isso não tem à ver com a sexualidade de ninguém. E ah, o governo também garante por lei os direitos dos homosexuais.

    Quinto: Focar em coisas boas? Denovo, reveja seus conceitos de bom e ruim. Falo por mim e por grande parte dos alunos dizendo que não tolero intolerância irracional e sem sentido no meu colégio.

    ResponderExcluir
  7. Luisa, sou funcionária da ETESP sim, e bem antes de você entrar na instituição. Falo isso pois funcionários estão sendo julgados aqui e expostos enquanto alunos mimados se dão ao direito de critica-los. Estou aqui para defender os meus colegas de serviço que nem tem a ciência de que estão sendo colocados nesse blog.

    Pois bem, não estou falando que você não pode ser homossexual, falo que o faça em sua casa e não em uma instituição pública de respeito como a ETESP. Imagina se nós que gerenciamos o colégio deixarmos ele virar uma casa-da-mãe-joana, iria perder totalmente o respeito e o prestigio conquistados! Ninguém quer que a ETESP tenha fama de colégio de bixas e de drogados, ou quer?

    Vocês são muito egoístas, querem impor o direito de vocês mesmo esse indo contra a vontade do Senhor. Os bixas tem que respeitar o espaço público: da mesma forma que eu não posso andar pelada no colégio os bixas não podem praticar seu ato imoral. Porque a sua liberdade acaba quando começa a dos outros.

    E fica meu pedido para que parem de falar dos funcionários, ou serei obrigada a comunicar a direção.

    ResponderExcluir
  8. VC manja msm hein...
    como vc respeita falando q deus nao existe... nao diga nada!!!
    do mesmo jeito q vcs apoiam o homosexulismo essa pessoa pode discordar dele e tem tdo direito de expor sua opiniao...
    e sim deus condena o homosexualismo ta na biblia ^^

    ResponderExcluir
  9. Meu comentário foi apagado injustamente, quero meu direito a voz aqui nesse mural.

    ResponderExcluir
  10. Está claro que o Rosbife (?) e a Luisa não dão valor ao patrimônio do nosso colégio. Palmas pra funcionária, escancarando a vergonha que virou essa instituição. Como queria a volta do regime militar pra ensinar a essas bixas como se comportar.

    ResponderExcluir
  11. eu axo q isso ta virando moda...
    nao tenho nada contra mais tbm nao tenho nda a favor... daqui a poko teremos parada hetero.

    ResponderExcluir
  12. "VC manja msm hein...
    como vc respeita falando q deus nao existe... nao diga nada!!!
    do mesmo jeito q vcs apoiam o homosexulismo essa pessoa pode discordar dele e tem tdo direito de expor sua opiniao...
    e sim deus condena o homosexualismo ta na biblia ^^"


    Ouvi de vários religiosos já, a religião é feita pelo homem, logo é falha. Deus é perfeito.
    Concluo que a bíblia faz parte do mundo dos homens, logo é falha. Logo, você não pode considerar a bíblia como a palavra de deus. Pare de ser falho.

    E eu sim, fui respeitoso e montei argumentos concretos que não vi você rebater. Você não pode provar que deus existe e que ele irá punir os homosexuais. Mas eu posso provar que não há nada de errado no homosexualismo, como apontei acima. E você foi contraditório(a) ao dizer não diga nada e depois falar que ele(a) tem todo o direito à opinião. De qualquer forma ele(a) tem todo o direito de expressar sua opinião, desde que não interfira na liberdade do outro. Eu em momento algum interferi na sua liberdade de crer em algo que não existe, enquanto interferiram na liberdade do direito de escolha de meus colegas.

    Favor aprender a escrever e ser minimamente racional(seu deus ficará feliz).

    ResponderExcluir
  13. Quando ele diz que não acredita em deus não está desrepeitando ninguém, só expondo sua opinião, ou seu deus está sendo ferido por causa disso? Não concordem com o homossexualismo se não quiserem, vocês tem todo o direito, mas não venham interferir diretamente na vida dos outros. Assim como ele não interfere na de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Contra esse mundo feminista homossexual, héteros tão virando espécie em extinção. Passando pra apoiar os funcionários e o combate deles contra os bixas

    ResponderExcluir
  15. Minha cara funcionaria da ETESP

    Primeiro de tudo FODA-SE DEUS. Deus é sem duvida o personagem mais desagradável de toda ficção. ciumento, orgulhoso, mesquinho, injusto, controlador, vingativo, racista, genocida, pestilento e claro HOMOFÓBICO. O Homosexualismo ofende seu ego maldito e como toda espécie de Deus você pratica um Egocentrismo de bosta. Morra vivendo por alguem que não existe! Morra presa a um livro de mitologia! Morra com seu preconceito! MORRA POR SEU DEUS!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo disse...

    Está claro que o Rosbife (?) e a Luisa não dão valor ao patrimônio do nosso colégio. Palmas pra funcionária, escancarando a vergonha que virou essa instituição. Como queria a volta do regime militar pra ensinar a essas bixas como se comportar.

    Sou o Thales do 2º Delta, Coordenadoria de Assuntos Educacionais da Gestão atual da ETESP.
    Posso garantir que alguem que fala desse modo não duraria muito tempo no regime militar, assim como não teria esse espaço para expressar sua opinião.

    E sim, homosexualismo realmente tem muito em comum com o patrimônio do colégio. Por exemplo hmmmm, hmmmm
    .....
    É, mas tem a ver sim, ser homosexual depreda totalmente o patrimônio escolar e traz grandes malefícios para todos.

    </sarcasmo

    ResponderExcluir
  17. Ao nosso querido troll samefag anônimo, a mãmãe mandou avisar que o jantar tá pronto.

    ResponderExcluir
  18. o que eu acho mais engraçado é que esses anônimos (além de serem anônimos) não trazem nenhum argumento concreto sobre a posição deles.

    E além disso, pego um trecho aqui postado pela tal Funcionária da etesp, que diz o seguinte: "Crianças, o governo paga vocês para estudar, e não praticar atos libidinosos." Acho que, se é essa a questão, deveria-se pedir para todos os casais sa etesp pararem se namorar em público, e não apenas os homossexuais.

    "Agora, o homossexualismo é anti-vida, anti-natural e ofende por ser totalmente obsceno e desrespeitoso." Quanto a isso, podemos inclusive iniciar uma discussão a respeito da adoção por casais homossexuais, que foi aprovada recentemente na Argentina. Acredito que, mesmo para a criança, é melhor ter pais homossexuais que a tratam com respeito e carinho do que alguns casais heterossexuais que a maltratam. (Não estou falando que pais heterossexuais maltratam os filhos e casais homossexuais não. Quero dizer que mais importante é dar uma boa educação, carinho, valores éticos, ao invés de se importar com a opção sexual dos pais, que independentemente disso podem criar bem seu filho.)

    "Essa afronta a ordem natural tem que ser combatida, temos que fazer nossos alunos se focarem nas coisas boas que são o estudo e o convivo com os colegas." Em relação a este trecho, só gostaria de falar que não acredito que haja um bom convívio social quando o preconceito e a exclusão estão presentes.

    ResponderExcluir
  19. Look Sir, trolls!!

    Eu realmente acho q o anônimo e o nosso "justíssimo" candidato a presidência da "república" José Serra.
    Já q o troll acredita no amigo imaginário preferido dos adultos(Deus)possivelmente ele seja o Diabo,pois,como pudemos observar nesta trolagem ele e a digitalização do mal,vejamos os fatos:ele acredita e defende Deus(lorota contada a bem mais de dois mil anos),no militarismo(o qual possivelmente deve ter dado uns cacetes em um familiar do troll ,provando a total inconsciência política), no homosexualismo(ele deve ter suas duvidas para ser assim inseguro), possivelmente deve ser racista(sendo q pessoas de outras de outras etnias devem ter tidos contatos sexuais com pessoas bem próximas a ele,e nao foi do jeito q jesus gosta).
    por tanto isso se trata de um troll de direita ou como prefiro chamar 45troll.


    obs:
    Conclusão tomada a partir da afirmação do 45trol "... ser homosexual depreda totalmente o patrimônio escolar e traz grandes malefícios para todos."
    O homosexualismo mata! sim todos os homossexuais morreram e irão morrer PELO CASTIGO DE DEUS(e sua radiação emitida,claro)!!!
    ele tem um grande poder corrosivo e radioativo como vimos nas afirmações do 45,por isso se gasta tanto em manutenção na etesp!
    Caro 45, veja os homossexuais sao muito importantes para sociedade,afinal,e graças a eles q temos o raio-x e oq e é cada vez mais importante a produção de energia nuclear!
    rairiariairiariairiariiraiariariariiar
    riairiariairiariariairi
    45 vc me fez rir muito,obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Essa matéria me impressionou muito. Realmente, se existe homofobia e o caralho a quatro na ETESP em outros colégios deve ser muito pior. O pior é ver a funcionária do colégio falando que homossexualismo é anti-vida, anti-natural e desrespeitoso..¬¬' desrespeitoso é chegar em um lugar onde tem três casais, sendo um deles homossexual e pedir apenas pro homossexual parar...porra, as pessoas tem direitos a fazer as escolhas que quiser, se você não gosta, FODA-SE, ao menos respeite...
    esse tipo de coisa me irrita..enfim...

    ResponderExcluir
  21. Barza.

    Isso é insegurança. Medo de dizer "não sou hétero". Medo de dizer algo que "Deus" não goste. Aposto que a maioria das pessoas homofóbicas já tiveram pelo menos uma vez, atração sexual por alguém do mesmo sexo, e não falam. O medo de serem discriminados, e acabam discriminando.
    HOMOFOBIA É CRIME, HOMOSSEXUALISMO NÃO.

    "Como queria a volta do regime militar pra ensinar a essas bixas como se comportar" realmente, seu "Deus" amou o regime militar, ver gente torturada é tão melhor que o homosseuxalismo, não é?


    O ser humano se restringe DEMAIS. Aliás, faça o que quiser só não incomode quem é feliz.




    Vai falar que homofóbicos não tem inveja de ver que "até um gay o consegue" achar alguém que a ame, e as pessoas homofóbicas ficam solitárias e infelizes?

    ResponderExcluir
  22. Barza.

    "Falo por mim pelo menos quando reitero que não tolero bixas no meu local de trabalho" - aproveita e fala que não gosta de negros e de estrangeiros também, só falta isso.

    Não tolera "bixas" no local de trabalho. Isso me deixou MUITO puto.

    E daqui á 10 anos? E se "uma bixa" tiver se dedicado muito mais para conseguir um bom emprego, do que você? Quem seu amigo imaginário "Deus" prefere? Alguém que batalhou pra ser alguém na vida, ou alguém preconceituoso?





    Porra, as pessoas só tem que se amar, e conseguem complicar tanto.

    ResponderExcluir
  23. Para quem não me conhece fui líder do Grupo Shalon, um antigo grupo cristão que perdurou de 2006 a 2009, convertendo e pregando. Neste quatro anos o grupo cresceu enormemente alcançando mais de 100 pessoas, sendo que mais da metade foram conversões.

    Dediquei 5 anos de minha vida estudando profundamente a Bíblia, assim como densos livros e tratados de teologia. Estudei sistematicamente as visões, teologias, credos, dogmas e doutrinas das principais igrejas Evangélicas Pentecostais e Clássicas, assim como da Igreja Católicas e religiões afastadas como Testemunhas de Jeová e Mórmons. Participando de seus cultos, reuniões e rituais.

    Tenho amizades com grandes pastores, teólogos, estudantes de diversas denominações e cursos. Faço parte de um movimento chamado Nova Reforma Protestante. E particularmente vi e vivenciei acontecimentos sobrenaturais ao ponto de tangenciar o surrealismo, que muitos crentes e religiosos nunca imaginaram viver.

    Nos últimos dois anos, passe a estudar a homossexualidade com muito empenho, não me litando apenas aos livros e as novas analises da filosofia, psicologia e teologia. Mas foi a campo e convivi com estes, dividindo de suas experiencias de vida, medos e frustrações e etc..

    Bom, eu poderia falar ainda mais sobre meu currículo no assunto, porém acredito que não é necessário...

    Após todas essas pesquisas a conclusão é obvia! E já era obvia antes mesmo de toda essa jornada!

    Homossexualidade não é pecado Segundo a Bíblia!
    Homossexualidade não é condenada por Deus!
    Homossexualidade não interfere na Salvação!

    E posso dizer que em muitos aspectos os relacionamentos Homossexuais estão sendo mais saudáveis que os Heterossexuais.

    Agora se algum crente de merda, ou moralista de merda tiver coragem de tentar discutir isso comigo, sinta-se a vontade.

    Grato!

    ResponderExcluir
  24. A homofobia vem assolando a ETESP já faz muito tempo.
    Primeiro com os Neonazistas e agora com os crentes...

    Acredito que os alunos, como os que montaram esse blog, deveriam desenvolver um projeto em relação a esse assunto. Não algo simples como tem sido convidando alguém da USP para falar, mas algo maior! Algo como foi o Sarau. Esse assunto é serio meus caros...

    Para vocês terem ideia o maior índice de suicídio entre os jovens são de evangélicos e em sua maioria de homossexuais... A opressão e repressão que ele sofrem lá dentro e algo que ninguém pode imaginar... Eu pudei presenciar e é chocante.

    ResponderExcluir
  25. Lucas Coelho Sandeville7 de outubro de 2010 às 11:16

    Não sou propriamente um crente de merda, nem um moralista de merda. Mas, Guilhermy, não tinha aqueles trechos da Bíblia que diziam "vara não deitará com vara" ou algo assim? É certo que esse trecho é do Velho Testamento, mas não aparece algo semelhante no Novo? Sempre ouvi que sim.

    ResponderExcluir
  26. Lucas Coelho Sandeville7 de outubro de 2010 às 11:23

    Não seria algo a se considerar que o Grêmio, especificamente a parte da Combate às Opressões, se manifestasse oficialmente? Digo, o nome dos envolvidos foi preservado no texto, mas não quer dizer que não se saiba quem foi.

    ResponderExcluir
  27. Lucas Coelho Sandeville7 de outubro de 2010 às 11:38

    A propósito, dizer, PUBLICAMENTE, "FODA-SE DEUS." e "Morra vivendo por alguem que não existe! Morra presa a um livro de mitologia!" não é aconselhável para alguém da coordenadoria de Combate às Opressões, ainda mais em um texto sobre tolerância. É desrespeitoso e beira à própria opressão.

    ResponderExcluir
  28. Afe, gente. Só pra começar, não dá pra levar a sério 1/3 dos comentários anônimos (to sendo boazinha, ó) porque, veja bem, se alguém tivesse algo sério pra falar (ou digitar), falaria sem o menor pudor ou medo de expor a sua pessoa. Depois, trollagem é trollagem, o pessoal tá só enchendo o saco.

    Ah, agora, na vibe da sinceridade, eu acho difícil algum funcionário vir até o blog e falar isso (ainda usando o termo bixas) é no mínimo antiprofissional, risos.

    AAAH, mudando mais um pouquinho de assunto, Lucas, os trechos que você copiou do Rosbife não tem nada de opressivo. Intolerante, sim, mas nesse caso até eu apóio ele, uma pessoa que falta com respeito não se dá ao respeito. Mas, claro, acho que eufemismos poderiam ter sido usados. Aliás, bom pra você se sabe quem foi (ou não), mas isso não é foco de discussão nem do interesse de ninguém.
    --

    Mas sério, gostei do número de comentários no post, o objetivo foi alcançado, chamou atenção da geral (ainda que no dia seguinte o pessoal estava conversando sobre ele) e quero dar meus parabéns à Cátia e àqueles que comentaram sem omitir sua identidade pela coragem de abrir a boca para falar (na maioria) coisas decentes e expressarem sua opinião.

    ResponderExcluir
  29. Tanto casais hetero quanto homossexuais deveriam ter bom-senso suficiente para não se pegarem (do jeito que se pegam) na praceta! Sendo gays ou não, é extremamente desconfortável você conversar com seus amigos, e um casal, praticamente se engolindo, ao seu lado. Depois surgem esses burburinhos e ninguém sabe o porquê.
    Ainda não presenciei nenhum preconceito desse tipo na ETESP. Mas fico indignada sabendo que FUNCIONÁRIOS da escola fazem comentários como esse. Porra, homossexualismo é uma coisa tão normal (ou deveria ser), uma opção própria, uma escolha, que nem penso mais em me preocupar com isso; já se tornou uma coisa natural.
    Tantos problemas para resolver, e as pessoas continuam apertando a mesma tecla... Olha, queridíssimos funcionários ou coleguinhas homofóbicos, só digo uma coisa: ao invés de se preocuparem tanto com os casais gays, por que não começam a se preocupar com aqueles que fumam e se drogam na praceta do próprio colégio? Esses sim mancham a fama da escola, atrapalham os outros alunos, sem contar o péssimo odor que exala até das árvores. Quer fumar, se drogar, beber, se pegar? Faça-o, mas ande alguns metros e passe o portão! Algo bem mais útil para se discutir, na minha humilde opinião. (aliás, esse poderia ser um ótimo tema!)

    ResponderExcluir
  30. Ola amigos. Sou jornalista do Estado e ex-estudante da ETESP (faz só uns 13 anos, risos). Recebi o endereço desse blog graças a um primo meu que está cursando o segundo ano, e fico feliz de iniciativas como essa estarem surgindo. Na minha época de ETESP o grêmio nem existia, pra você ter uma idéia!

    Agora, creio que os responsáveis pelo jornalete tem que se manter neutros e deixar a cargo dos leitores a discussão. É ai que entra o caráter do jornalista, de não ser egoísta e querer impor a visão dele para quem está lendo. Porém vi vários membros do grêmio aqui, principalmente como o Coelho apontou, criticando quem crê em Deus e quem é contra casais homossexuais no colégio.

    Gente, cada um tem sua opinião, e devemos respeita-las. Não é porque algum leitor é cristão e ficou inconformado com a situação que os autores da postagem devem ataca-lo. Cabe aos membros do grêmio se posicionarem melhor, afinal devemos zelar pela democracia, que é o direito de todos terem uma opinião e de respeitarmos esse espaço de critica. Caso contrário esse grêmio irá virar uma ditadura, com seus membros colocando o que é certo e o que é errado.

    Que tal o grêmio abrir um espaço para essa discussão no colégio, e ao fim respeitar a opinião da maioria? Política é a grande festa da diversidade, respeitem isso.

    E boa sorte nesse jornada!

    Lina Campos

    ResponderExcluir
  31. Se fuder gremio, respeitem as religiões! O cara quer falar que é do Combate as Opressões e fica aqui desrespeitando os cristãos! Esse grêmio é uma palhaçada, quem acompanhou o grêmio das pessoas que agora estão no terceiro sabem a diferença de um grêmio decente e centrado pra essa baderna. Grêmio formado por bixos desequilibrados e cheios de si que se acham a nata culta da ETESP, sorte que saio do colégio esse ano. Boa sorte para os que terão que encarar essa cambada de idiotas ano que vem.

    Reclamam da homofobia e não respeitam a liberdade religiosa.

    ResponderExcluir
  32. Olha, em defesa de nós do Grêmio, devo dizer duas coisas: primeiro, por favor não encha a boca para falar mal de uma gestão que há pouco começou (e ainda não pode mostrar muita coisa) se ninguém mais se dignificou a fazer uma chapa. Segundo, como disse, estamos no começo da gestão mas não temos nenhum norte para guiar a não ser bom senso (que como é comum de qualquer pessoa, de vez em quando falta). Se você que está no terceiro ano acha que somos todos desequilibrados e tudo mais e acha que faz melhor, eu peço com toda a humildade para que você venha nos ajudar e participe das reuniões. Elas acontecem toda terça-feira, só na semana que vem que será na quinta.

    Os alunos ainda não puderam ver, mas estamos nos esforçando para dar o melhor de nós e fazer as coisas funcionarem — por enquanto a única coisa que vocês viram foi o blog e queiram ou não é um sucesso. Falta verba, falta espaço, mas estamos dando um jeito. Sabe, bom senso você também precisa ter pra saber que as coisas não acontecem de um dia para o outro.

    ResponderExcluir
  33. Ah, só um parêntesis. --- Pelo menos 1/3 (to sendo boazinha, ó) dos anônimos cheiram a troll. Honestamente, eu acho que um funcionário da ETESP não entraria no blog, muito menos para comentar isso. E se o fizesse, não deveria usar termos vulgares como "bixa" (é, é vulgar sim.), que é no mínimo antiprofissional numa Instituição de ENSINO do Governo. Se você quer "compartilhar" sua religião, não imponha, apresente.

    ResponderExcluir
  34. Respondendo à Lina Campos, gostaria de dizer que discordo de sua posição de que os membros do grêmio devem se manter neutros. Acredito que devem se posicionar assim como todos os outros estudantes, na função de estudante, e sem "ataques" assim como todos os outros estudantes. Além disso, em relação à tal "ditadura" do nosso grêmio, acredito que uma coisa é você ter uma opinião crítica e fundamentada sobre determinado assunto; outra coisa é a sua opinião ser preconceituosa e infringir os direitos humanos e a lei, que está bem explícita no artigo da Cátia.

    (Caso você retorne à esta página, Lina, gostaria de te fazer uma pergunta, por curiosidade, já que disse que trabalha no Estado: Qual sua opinião sobre a demissão da Maria Rita Kehl?)

    ResponderExcluir
  35. Aliás, junto ao que Helena disse, respondendo à Lina Campos. O blog não tem função informativa para termos que nos manter neutros. A ideia inicial nem é reproduzir uma redação de jornal ou revista. Este é exatamente um espaço de expressão aberto para todos os alunos do colégio (ou ex-alunos — ou qualquer pessoa que tenha algo de bom a acrescentar para os alunos), inclusive os membros do Grêmio.

    Eu acho que você teve uma interpretação equivocada da maioria das pessoas do grêmio, tanto é que nenhum comentário foi feito pela Cátia, a autora do texto. De resto, acho suas sugestões válidas, mas antes de dá-las, por favor dê uma melhor olhada na proposta que está aqui no blog e veja outros posts também, para entender o modelo que segue por aqui. Obrigada pela compreensão e comentário,

    Júlia 1ºépsilon
    Coordenadoria de Cultura da Gestão Atual do Grêmio.

    ResponderExcluir
  36. Lina Campos, concordo plenamente que o Impressa DEVE ser imparcial. Porém, como todos nos sabemos ela não o é. Sempre atendendo aos interesses de políticos ou de patrocinadores, e ainda que busque se distanciar-se destes, o colonista ainda é influenciado pelo que acredita, por suas opiniões e/ou ideias.

    Esta é uma escola com grade influências marxistas, e seus alunos ao observar questões como a Opressão a encaram com militância. DE FATO se o grêmio se posicionar contra os religiosos estará agindo com a mesma opressão, com a mesma violência. Entretanto, a religião sobre tudo o cristianismo tem um longo histórico de assassinatos, perseguições e dura opressão contra diversas minorias. Os homossexuais tem lutado desde o inicio do século XX, abrindo seu espaço na sociedade; enfrentando como maior inimigos a religião e moralidade imposta. Neste embate fica sobremodo difícil adotar uma postura completamente imparcial. Até eu me exaltei um pouco.

    Nos meus anos de ETESP o grêmio perseguia as religiões cristãs descaradamente, hoje (ao menos na última gestão) muito foi-se esclarecido e uma forte amizade se deu entre os dois grupos (Shalon e Grêmio). O grêmio precisa combater perseguições religiosas como aos islâmicos, tido como terroristas, por exemplo, aos macumbeiros descriminados de satanistas, aos bruxos e etc..

    Liberdade de expressão tem limite. Se você andar com uma Suástica por exemplo, ou fazer qualquer apologia ao Nazismo você é preso, segundo a lei brasileira. E o Movimento Orgulho Gay, esta lutando para tornar também ilegal demonstrações de homofobia.

    Agora paras os crentes... Defender a Homossexualidade não é um ataque a religião! Dizer que uma pessoa não vai para o céu e que vai queimar eternamente no infernos é MAIS agressivo do que qualquer um de vocês podem imaginar! Através de um sórdido apropriamento da Verdade você execra uma pessoa com esta sexualidade de exercer uma fé em Cristo. A privam-na de ter um espiritualidade cristão (ou muitas outras), obrigando-a ao ateísmo ou ao ódio a Deus. Enfim...
    Isso não é um ataque as religiões é uma defesa aos homossexuais.

    Concluo que a melhor postura seja a sugerida pela Lina Campos, de debate. Promover a conscientização - qual a origem desse fenômeno e de sua perseguição, será que são todas as vertentes religiosas que são contrárias a isso - discutir os limites e interesses de ambos os grupo. Tentar prover alguma paz.

    ResponderExcluir
  37. Ah, mais uma coisinha, por favor. Todo mundo que conhece o mínimo da ETESP sabe de como a escola funciona, as inclinações e tudo mais. Mas, nesse caso, sério, isso eu peço de coração e sem ter a ver com o Grêmio, não generalizem ou estarão sim oprimindo a opinião da minoria (seja ela a opinião de uma, duas ou trinta pessoas).


    Temos o interesse em promover debates e tudo mais, mas não temos muito espaço nem tivemos tempo para organizar algo assim.





    E de novo, nós não somos a imprensa, nem simulação de uma! Lembrem-se disso, por favor antes de reclamar da falta imparcialidade.

    ResponderExcluir
  38. Olá Lucas Coelho Sandeville! Este tem sido um dos maiores problemas da cristandade! Esse "ouviu que sim ou que não"... O Protestantismo atual simplificou enormemente a Bíblia, de maneira que muitas pessoas que vão na igreja de Sábado, mas nunca iniciaram um profundo trabalho de estudo ou pesquisa, acreditam dominar a Verdade de Deus... Esse processo de “eu acho isso”, “tal pessoa disse isso”, “a tradição diz isso” é um retrocesso a uma fé hierarquizada, que a través do secretismo sustenta uma estrutura teocrática! Assim como representa um ataque a os uns dos mais aclamados dogmas do protestantismo: a “Solo Escriptura” escrita e defendida por Lutero.

    Outra consequência é a formação de “Subcultura Gospel”, permeadas por valores inquestionável como: “Batalha Espiritual”, “Unção de Davi”, “O valente de sua vida” e etc.. Estes não só vão ganhado espaço, mas formam um crosta de bobagens que impedem uma leitura saudável e imparcial da Bíblia.

    Respondendo sua pergunta: Sobre não “deitar com a vara” eu nunca ouvi falar, acredito que deve estar se referindo ao célebre Levítico 18:22 que diz: “ Se um homem se deitar com outro homem como se fosse mulher, ambos praticam coisa abominável.” Ou a sua sequência Levítico 20.13: “Serão mortos; e o seu sangue caíra sobre ele”. Tal ato era considerado abominável por diversas razões. O conhecimento hebraico pré-científico entendia que o sêmen contia a totalidade da vida que iria nascer. Sem conhecer óvulos nem ovulação, achavam que a mulher fornecia apenas o espaço para a incubação. Era por isso que a perda de sêmen sem propósito de procriação – coito interrompido (Gn 38.1-11), atos homossexuais e masturbação masculina – era considerada semelhante ao aborto ou ao assassinato. (Atos homossexuais femininos e masturbação feminina não eram vistos com a mesma severidade) Pode-se entender que um tribo lutando para povoar sua terra porque era pouco habitada em face de outras tinha que ter a procriação em alta estima, embora hoje esses valores sejam questionáveis num mundo ameaçado pelo excesso de população.

    ResponderExcluir
  39. Além disso, quando qualquer homem agisse sexualmente como se fosse uma mulher, comprometia a dignidade masculina. Tratava-se de degradação não apenas de si mesmo mas de todos os homens. O patriarcalismo da cultura hebraica aparece na forma do mandamento, uma vez que deixa de lado qualquer proibição dos mesmo atos sobre mulheres (Não existe “não se deitarás com com a preciosa” XD). Acresce ainda o fato de que os heterossexuais tendem a repudiar atos que lhes são estranhos. (Em algumas culturas, por exemplo, os canhotos são excluídos.)

    Dependentemente das razões de sua formulação, contudo, não resta espaço para manobras. Os que cometem atos homossexuais devem ser executados. O sentido é claro: os que desejam basear as crenças no testemunho do Antigo Testamente, para ser consistentes, deve exigir a pena de morte aos que praticam atos homossexuais! E foi o que aconteceu de fato, até recentemente. Em geral, eram queimados vivos. Embora nenhum tribunal tome atitudes como essa hoje em dia, é chocante o número de gays assassinados pelos heterossexuais em diversos países.

    ResponderExcluir
  40. Gente, é muito óbvio que a "funcionária da ETESP" é um fake. Do not feed the trolls, caralho

    ResponderExcluir
  41. Mas que homofóbicos são nojentos, isso são. Respeito o direito de pensar o que quiserem, mas levá-los a sério é pedir demais.

    ResponderExcluir
  42. Nossa que palhaçada... uma pessoa de combate as opressoes desrespeitando a religiosidade dos outros!!!! Que vergonha...

    ResponderExcluir
  43. Não dou 10 anos para termos mais GAYS do que Homens mesmo!!!

    ResponderExcluir
  44. Meu maior medo é saber aonde a brincadeira acaba, Giu.

    De qualquer forma, eu simplesmente não entendo. Todas as pessoas, supostamente, respeitam os meios de convívio, sejam eles quais forem. Então, por que raios oprimir uma manifestação de amor? Ou generaliza, e que todas elas sejam proibidas, ou simplesmente saibam lidar com isso, respeitando.

    Acho que foi a maneira como eu fui criada, ou sei lá, mas eu não entendo o termo "não aceitar a homossexualidade". Como assim, não aceita? Quando vê um casal homossexual, sai gritando e tem uma convulsão? Até entendo o fato de não aceitar ter um amigo homossexual e sair de perto dele, porque as pessoas têm a ideia imbecil de que os gays são tarados, estupradores, e ninfomaníacos, ou então expulsar um filho de casa (óbvio que eu não concordo, mas entendo que existem milhões de pessoas conservadoras e horríveis). Mas simplesmente não consigo digerir isso de não aceitar! alguém me explica?


    Nicole, 1º Épsilon.

    ResponderExcluir
  45. Tipo eu não aceito se vier pra cima de mim, agora se ficar na dele(a) ta suave...

    ResponderExcluir
  46. ah, tá. héteros não fazem isso não, né? ok.

    ResponderExcluir
  47. O objetivo de chingar Deus foi meramente provocativo, assim como nossos colegas foram provocados, tenho amigos de diversas religiões e Lucas também, o preconceito de crentes com ateus é muito maior do que ateus com crentes.
    O que eu quis mostrar é que ninguém pode provar que Deus existe, mas pode-se provar fácilmente que homosexualismo não é errado. Assim como mostrar que ser agredido não é bom.
    Sobre as posições pessoais, concordo com a Helena, temos pessoas de diversos tipos no Grêmio, e convidamos à todos para participar.

    Peço sinceras desculpas em nome de todos do Grêmio se alguem se sentiu ofendido pelo conteúdo aqui postado, o objetivo não foi esse, acho que vocês entenderam. Concordo com o Guilhermy, religião é algo que se deve tomar cuidado. Não é por que é algo que você acredita que você pode sair dizendo que só isso é o certo, as pessoas não são obrigadas a acreditar na mesma coisa que você, assim como você espere que ele não agrida a sua religião, não agrida a opção sexual deles(Pronto, viveremos felizes). Duvido que isso seja tão dificil de fazer, e nesse ponto está o problema da religião.

    Dificilmente você verá um homosexual sendo preconceituoso com um religioso, mas é muito fácil o contrário acontecer. Quem está errado?

    Tolerância amigável e racionalidade é a solução.

    ResponderExcluir
  48. Mas pelo meu ponto de vista a ausência de idolátrias seria muito mais produtiva e fácilitária o desenvolvimento do ser humano, já que isso trás inúmeros problemas e retrocessos. De qualquer forma isso não tira o direito de ninguém de crer no que quiser desde que isso não prejudique a liberdade dos outros.

    ResponderExcluir
  49. Rosbife, xingar a religião do outro é meramente tosco, pois você está generalizando quem tem religião, acredita em Deus e respeita os homos acaba sendo dado como banal.Para de querer ser tão polêmico e de querer colocar lenha na fogueira.
    E aos outro que agiram como o Rosbife, mas com uma explícita antítese, ou seja, acabando com a moral de um homosexual só pelo fato de ser dado como um ato errado, sabiam SE ALGUÉM É HOMOSEXUAL, O PROBLEMA É DELE COM DEUS E NÃO DE VOCÊS, BONS COSTUMES?USEM ELES NA SUA VIDA E NA SUA CASA, porque cada um cuida da sua vida

    E mais duas coisas, opção sexual só serve para você, se você quiser transar, beijar com o outro de resto respeita e não deixe de andar com homosexuais, afinal o homo é ele, e não você!

    Vergonha.

    ResponderExcluir
  50. Gremio da ETESP pregando a intolerância religiosa, um colégio que sempre foi conhecido por ter alunos cabeça e liberais, vergonha hein

    ResponderExcluir
  51. Não chinguei a religião de ninguém, peço que releia meus posts.

    "Rosbife disse...

    Primeiramente: Deus não existe, aceite a verdade. E mesmo que você acredite nele com todas as suas forças isso não torna ele real, logo você não pode provar que ele existe. Respeito sua crença, assim como espero que você e todos respeitem as escolhas dos outros.
    "

    "RESPEITO SUA CRENÇA" "ISSO NÂO TORNA ELE REAL, LOGO VOCÊ NÂO PODE PROVAR QUE ELE EXISTE"

    em momento algum chinguei alguem, ou generalizei algo, muito menos pus lenha na fogueira, peço que por favor releia meus posts.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo disse...

    Gremio da ETESP pregando a intolerância religiosa, um colégio que sempre foi conhecido por ter alunos cabeça e liberais, vergonha hein


    Não pregamos intolerância religiosa, pregamos contra a intolerância dos religiosos com os demais.

    De qualquer forma você não é obrigado a ler o seguir o que a gente diz. Pregar o ateísmo não é igual pregar intolerância.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Da uma lida ai rosbife, porque ta claro pra qualquer um que você e o cretino ficam tentando fazer pouco da fé. Sou ateu e me irrito com pessoas como você, ateus de quarto, que acham que porque descobriram que Deus não existem tem que ficar forçando isso por ai pra mostrar superioridade. Ao invés de atacarem o preconceito atacam Deus, prova que vocês não tem nenhuma base pra refutar os argumentos dos homofóbicos.

    Outra coisa, quando um casal hétero começa a "abusar" na praceta, dou todo o direito para os funcionários intervirem. A mesma coisa os gays, sem descriminalização. Como vamos saber que esse casal homo não passou do limite, por isso teve que ser chamada a atenção? Já vi os funcionários intervindo varias vezes com casais héteros e nenhum deles tentou criar polemica, como já vi vários gays e lésbicas se beijando sem que ninguém fosse la encher o saco.

    Isso ai me cheira a mania de perseguição

    ResponderExcluir
  55. Anônimo, não sou ateu de quarto nem retardadinho sem argumentos nem forcei pra mostrar superioridade. Eu disse no meu ultimo post que eu utilizei Deus pelo simples fato de que eu posso provar que o homosexualismo não é errado por provas reais facilmente e ele não pode me provar que é errado pelo unico argumento dele que é Deus, já que não se pode provar que Deus existe. O preconceito é culpa da religião, que usa o simbolo de Deus, tudo está ligado a Deus pros religiosos e Deus é único argumento usado, por isso o ataque a Deus, que aliás, nem foi um ataque (como foi pedido, re-li 2x e não achei nenhum ataque).

    Sobre abusar, depende do que você considera como abuso, eu não me incomodo nem um pouco de casais se pegarem do meu lado, não me afeta em nada e se eu me sentisse mal, simplismente sairia. Essa história de "estão abusando, ninguém é obrigado a ver isso, é um local público" e pra mim é totalmente sem nexo, continua não prejudicando ninguém de qualquer forma.

    Agora por favor peço que meça suas palavras e procure me conhecer antes de me chamar de "ateu de quarto".

    ResponderExcluir
  56. Barza.

    Tem gente que fala de heteros e homossexuais como se fossem duas espécies de animais diferentes, PORRA, são pessoas. SÃO IGUAIS. Pra que se classificar tanto? As pessoas precisam de um certificado de hetero/macho para serem felizes?

    "Falo por mim pelo menos quando reitero que não tolero bixas no meu local de trabalho"
    Tolerar? Como se a sexualidade dos outros fosse um fardo para você!


    Tem necessidade disso? Cada um faz o que quer, caralho.

    ResponderExcluir
  57. Caras, concordo com tudo falado, mas esse cretino é um imbecil. Sou católico, frequento a igreja e fico feliz por ser superior a essa escoria de ateus que frequenta a ETESP e se acham superiores! Não acredita em Deus? Fodace você seu merda, guarde sua opinião pra você.
    Acho que não sou só eu mas muitos ficaram bravos com esse grêmio e o desrespeito religioso! Não sou contra o homossexualismo e achei desrespeitoso o ato, mas agora lendo os comentários percebo que esse grêmio não é melhor que ninguém pois prega o desrespeito religioso. SE FUDER AI respeitem minha crença, grêmio de merda. Fora seus fdp

    ResponderExcluir
  58. Ei anônimo. As opiniões expressadas aqui são pessoais, o grêmio tá aqui com a função de informar sobre o que aconteceu (Aliás, nesse caso a pessoa que escreveu é do grêmio, mas, pra escrever aqui, não necessariamente tem que ser, logo...). Então, não generalize, meu amor. Mandar as pessoas se foderem e chamar elas de fdp só te faz mais um desses intoletantes idiotas. PARABÉNS.

    vic

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. "Não acredita em Deus? Fodace você seu merda, guarde sua opinião pra você."
    Se você quer reprimir nossa opinião, faça o favor de reprimir a sua também - muito embora eu prefira que todos se expressem.

    Tanto ateus quando cristãos, parem de ser imbecis e respeitem a porra da crença do outro.
    Deixa Deus em paz, deixem ateus em paz.
    CARA É TÃO SIMPLES EU NÃO ME CONFORMO HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  61. Pq as pessoas querem enfiar religião em tudo? a resposta de tudo isso aí é óbvia (: Gays tem os mesmos direitos dos héteros, o que fizeram foi errado. FIM. Concorde você com o homossexualismo ou não, proibir que homossexuais fiquem juntos em lugares públicos é proibido por lei.

    vic

    ResponderExcluir
  62. Expresso aqui minha sincera opinião de que cada membro de cada cordenadoria desse gremio pode ter a opinião mais diversa que quiser sobre os assuntos mais polemicos e controversos possiveis desde que isso não faça o gremio parar de ser neutro(e no que diz respeito a isso, posso afirmar que se mantem).

    Para qualquer pessoa que não sabe diferenciar uma discussão de ambito pessoal, por favor, saia dela.

    Assim como respeito opções religiosas, não vai ser hoje que vou parar de respeitar opções sexuais alheias dentro da liberdade individual de cada um.

    Ps : Essa discussão vai acabar em propriedade privada

    Ps2: Vão se fuder trolls


    Gabriel, 2º Delta

    ResponderExcluir
  63. Crrrretino! disse...

    "Primeiro de tudo FODA-SE DEUS. Deus é sem duvida o personagem mais desagradável de toda ficção. ciumento, orgulhoso, mesquinho, injusto, controlador, vingativo, racista, genocida, pestilento (...)"

    Desculpa cara, mas se isso não é desrespeito religioso não sei o que é. Rebater uma ofensa com outra é no minimo ingenuo. O pior é que o cretino é responsável por combate as opressões, lamentável.

    ResponderExcluir
  64. Primeiro de tudo.

    gostaria de lembra-los que o meu comentario foi especialmente direcionado para nossa querida funcionaria da ETESP. Eu confesso que fui agressivo nas minhas palavras ,mas me desculpem, por favor vejam isso:

    "...o homossexualismo é anti-vida, anti-natural e ofende por ser totalmente obsceno e desrespeitoso. Ver um garoto beijando outro garoto me entristece, pois esse foge do caminho dos bons costumes, da moral, e da ética ... sim deus condena o homosexualismo ta na biblia ..."

    Sinceramente isso me deixou com muito ódio. Dizer isso é uma ofensa, e eu mesmo não sendo homossexual me sinto diretamente ofendido. Logo eu me sinto na liberdade para ofender da forma que for.
    Eu sou ateu. Para min a Biblia Sagrada não é nada mais que um livro de mitologia, e achar isso não é desrespeito a ninguem. Logo argumentar que a " Biblia diz que isso esta certo, aquilo está errado " nao é valido em uma discussão.
    Quando eu disse: "morra por seu Deus!" não foi uma ofensa ao Deus Cristão, nem a qualquer Deus Hurr Durr. Foi uma ofensa a qualquer motivo, seja ele politico, religioso, filosofico e etc, que justifique a homofobia.
    E pelo o contrario nunca disse que não admito crentes na minha escola ou que é anti-vida acreditar em deus. O que me revolta é usar a religião como argumento em uma discussão onde nem todos acreditam ou seguem uma.
    E sim eu desejo a todas as pessoas que tenham qualquer tipo de preconceito babaca que morram queimadas lentamente.

    ÔH! e minhas desculpas por oprimir vocês opressores.

    ResponderExcluir
  65. "Morra por seu Deus!" e não é isso que todos os religiosos desejam, morrem em nome do Deus deles?
    Então não vi ofença nenhuma.

    ResponderExcluir
  66. Nós estudantes da etesp já deveríamos ter tomado uma atitude. Poderíamos propor um beijaço na praceta um protesto pela liberdade individual de cada um. Um tipo de manifestação pacífica e no caso bem direta.

    Heim ninguém deve aceitar a opinião alheia somente respeitá-la.
    As diferenças alimentam o nosso lado humano. Pois tudo é apenas uma questão de opinião, seja a sua qual for!


    As pessoas que optaram por fazer ETESP escolheram por crescer, não encontrarem ou se tornarem um bando de ignorantes. Estamos aqui para pensar no futuro e todas as barreiras a serem quebradas, não regressar a humanidade.
    Ao menos sejamos mais aparentemente mais humanos.

    ResponderExcluir
  67. Se Deus realmente existe, ele deu o livre arbitrio para todos, nós podemos escolher nossa opção sexual. Ser homossexual ou ser hetero não faz uma pessoa ir para o céu ou para o inferno. Isso não é um pecado, é uma escolha de cada um. Se você é contra o homossexualismo, respeite, porque poderia ser você a vítima desse preconceito.

    ResponderExcluir
  68. O mais engraçado é o fato das pessoas quererem impor uma religião a você. Como não se sentir obrigado a conviver assim se as razões e justificativas geram do fundamentalismo religioso?!
    Se basear na bíblia ou deuses serve para aqueles que nestes acreditam.
    É ridículo ouvir representantes de igrejas seja através de pastores, padres ou políticos religiosos, dizer criar um Brasil mais moral, com valores cristãos e etc. Interferir desde modo na vida dos cidadãos é inaceitável. Nem Deus (para aqueles que acreditam) nos obriga a segui-lo. Esta certo que religiosos não devem se conformar com as situações do mundo, mas eles não podem obrigar o mundo a mudar. Se o que eles querem é proclamar a palavras de Deus que proclamem e escute quem quiser.

    ResponderExcluir