terça-feira, 8 de março de 2011

E então, nós somos iguais?

Tradução: "Nós somos iguais, não somos, 007? Apesar disso, estamos em 2011, e um homem ainda tem mais chances de ganhar mais dinheiro que uma mulher, mesmo quando fazem o mesmo trabalho. Você tem chances muito maiores de entrar para a política ou de se tornar o diretor de uma empresa. Como homem, é menos provável que você seja julgado por comportamento promíscuo, e chances mínimas de ser vítima de abuso sexual. E, diferentemente das trinta mil mulheres no Reino Unido que perdem seus empregos anualmente por estarem grávidas, praticamente não haveria riscos para você caso decidisse ser pai, ou se tornasse um acidentalmente. Para alguém que gosta tanto das mulheres, eu me pergunto se você já se perguntou como seria ser uma?

O mundo mudou, mas os números continuam empacados contra nós. As mulheres são responsáveis por dois terços do trabalho realizado no mundo, apesar disso, ganhando apenas dez por cento da receita total e sendo donas de apenas um por cento das propriedades. Não é só uma questão de dinheiro e poder. Todo ano, setenta milhões de garotas são privadas de educação básica, e chocantes sessenta milhões são abusadas sexualmente no caminho para a escola. Nós temos medo de andar pelas ruas durante a noite, ainda que algumas de nós sinta ainda mais medo de voltar para suas próprias casas. Pelo menos uma em cada quatro mulheres sofre violência doméstica e, toda semana, duas mulheres, no Reino Unido, são mortas por seu atual ou antigo parceiro.

Então, nós somos iguais? Até que a resposta seja "sim", não devemos nunca parar de perguntar"


Vídeo incrível narrado por Judi Dench e protagonizado por Daniel Craig referente ao Dia Internacional da Mulher, mostrando o longo caminho que ainda nos resta até a igualdade. O vídeo usa muitos dados do Reino Unido, mas será que as coisas são muito diferentes por aqui? Vale aproveitar o tema pra indicar alguns blogs, como o Quem O Machismo Matou Hoje, que noticia diariamente os números da violência contra a mulher no Brasil, o Escreva Lola Escreva, o Roupas No Varal, o Mulher Alternativa e o Blogueiras Feministas, que, entre outros temas, têm ótimos textos a respeito da situação da mulher atualmente, e nos mostram que, apesar de muito ser dito ao contrário, ainda há muito por que lutar.


Ah, e também este texto ótimo do qual sempre me lembro no Dia da Mulher.

2 comentários:

  1. O post de hoje do Idelber Avelar, n'O Biscoito Fino e a Massa, linka alguns dos blogs que você falou e mais alguns sítios interessantes sobre feminismo e questões de gênero. Vale a pena dar uma olhada: http://www.idelberavelar.com/archives/2011/03/links_para_o_8_de_marco.php

    Destaque para o texto da Marjorie que você linkou e para o da Cynthia Semíramis, que acho fantástico: http://cynthiasemiramis.org/2008/03/07/os-machistas-no-dia-internacional-da-mulher/

    ResponderExcluir