sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Boas vindas à Coordenadoria do Meio Ambiente!

Hoje (05/11), após as aulas, o Grêmio realizou a primeira assembleia de sua gestão, com a finalidade de aprovar mudanças em nosso Estatuto. Este, criado em 2004, contém erros de português, burocracias desnecessárias e exigência de quórum descabido para a ETESP e seus estudantes. O Estatuto do Grêmio de 2010, cuja aprovação contou com 94 assinaturas dos estudantes presentes na 16T entre 12h e 13h, será disponibilizado aqui no Jornalete Online Uma das mudanças do o número mínimo  de alunos em assembleias para alterações no Estatuto: de 10% (equivalente a 160 pessoas, número muito alto que se torna empecilho para melhorias no Grêmio) para 4% (equivalente a 64 pessoas).

Além disso, o novo Estatuto admite uma nova coordenadoria, a do Meio Ambiente, pois nós acreditamos que a questão ambiental esteja um tanto quanto abandonada por parte da instituição escolar, e a criação desta nova coordenadoria ajudará em projetos como o bicicletário, a coleta de lixo reciclável, óleo de cozinha e pilhas, entre outros temas que serão discutidos e postos em prática em conjunto à Comissão de Meio Ambiente - formada pelos alunos do curso técnico -, que já faz alguns destes trabalhos em nossa escola mas que, sem ajuda para veiculação de informações, não consegue abranger toda a escola.

Nesta assembleia elegemos Nik Alvarez e Carolina Postigo, ambos do 2º Gama (E.M.) e da Comissão de Meio Ambiente, e esperamos que a participação deles na coordenação do Grêmio seja positiva, tanto para os etespianos quanto para a busca por um mundo ecologicamente sustentável. (Bem-vindos!) 

3 comentários:

  1. contém erros de português,(...) quórum.
    Assim não senhorita Helena!
    =D
    quorum, diferentemente de fórum, não tem acento...

    A separação do lixo reciclável depende numa escola estadual, exclusivamente da APM e/ou dos alunos.
    Entendam : para que haja a coleta de lixo reciclável teríamos de ter uma empresa tratando (reciclando, reutilizando) esse lixo. A não ser que os alunos consigam fazer esse trabalho.
    Tomando a 1ª opção como exemplo, quem pagaria essa empresa, se dependesse da diretoria ? O Estado de São Paulo.
    Bem sabemos, os governantes de São Paulo não iriam contribuir com essa grana.
    Teríamos então a APM : com um MUITO BOM marketing talvez o Grêmio convença os nossos pais a contribuir com o meio ambiente, na ETESP.
    Bem vejam, separação e coleta de lixo reciclável deveria ter sido um bom argumento que a diretoria/coordenaçao da ETESP usou para que não houvesse uma Secretaria/Coordenadoria do meio ambiente.
    Com isso acho que fica bem claro o trecho pertinente de nossa querida Helena Zelic : "burocracias desnecessárias e exigência de quórum descabido para a ETESP"

    ResponderExcluir
  2. Cordenadoria do Meio Ambiente. Realmente, tem gente que não tem o que fazer.

    ResponderExcluir