terça-feira, 15 de maio de 2012

Eu quero Passe Livre, Passe Livre Já!

Neste ano, o Grêmio desenvolveu um projeto de rodas de discussão, que quinzenalmente conta com a presença de estudantes (tanto da ETESP quanto de outras escolas ou universidades) para discutir temas políticos da sociedade atual. 

O tema da primeira roda foi "Transporte: direito ou mercadoria?", em que estavam presentes militantes do Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo, que trouxeram não só a história do movimento em diversos estados e a experiência das lutas contra o aumento da tarifa, como sua pauta recente, a Campanha Tarifa Zero. Esta pretende, através de um projeto de lei de iniciativa popular, mudar a lógica das tarifas de ônibus, que não devem ser pagas por viagem, mas sim indiretamente, através dos impostos, tornando-se assim realmente um diretio, como saúde e educação.

Pautamos pontos como a falta de mobilidade, que impede uma plena conexão da cidade como um todo, a partir do momento em que o sistema de transportes não suporta tal demanda. Isso se demonstra pelas linhas de metrô muito focadas no centro e pelos trajetos de ônibus baseados não na necessidade funcional da população, mas sim no lucro das empresas. Foram levadas matérias de jornal sobre a situação de pessoas que passam a viver nas ruas ou andam quilômetros todos os dias por não poder arcar com gastos provenientes do uso do transporte supostamente público. Se você paga a tarifa do ônibus para ter acesso à uma atividade cultural gratuita - teatro, cinema, música, etc -, até que ponto ela é realmente gratuita? E se o acesso à cidade é livre, porque pagamos por esse acesso?

Sentindo necessidade de pautar mais o assunto, aprofundando-o, exibimos o documentário Impasse no Cinetesp desta segunda-feira (dia 14/05). O filme narra a trajetória do Movimento Passe Livre de Florianópolis, a partir das lutas contra o aumento das tarifas de ônibus em 2010, mostrando também a repressão policial nessas mobilizações, que mais ainda indica o incômodo da proposta de passe livre na atual lógica de mercado de nossa sociedade. 

Para quem viu e quer rever, e também para quem não viu ainda, aqui está o filme disponível para download ou para assistir online.

Aqui vão também dois sites importante para saber mais sobre o assunto:
- Site da Campanha Tarifa Zero

- Tarifazero.org, site que reúne materiais sobre o Passe Livre e as lutas por transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário