terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porque não fazemos SARESP

 

A Escola Técnica Estadual São Paulo (ETESP) é considerada, segundo o ranking com base nos resultados do ENEM, a segunda melhor escola pública do estado de São Paulo (atrás apenas do IFSP, que é federal), tendo também um dos maiores índices de aprovação nas melhores universidades públicas de SP. Sendo assim, é de se pensar que a escola considerada “vitrine” do Centro Paula Souza, o órgão que coordena as escolas técnicas, receba grande incentivo do governo, que tanto faz uso de seu nome em suas propagandas. 

 

Porém, o que vemos são banheiros quebrados, falta de salas de aula, laboratórios e materiais didáticos, descaso com a biblioteca, entre diversos problemas estruturais. Vendo isso, pensamos: se escola estadual “número um” fica nessas condições, o que será das outras escolas técnicas e escolas estaduais regulares, que têm menos visibilidade? Em contrapartida ao sucateamento da educação pública e às tantas máscaras do Governo do Estado de São Paulo para a real situação das suas escolas, estudantes de diversas ETEs farão, no dia 17 de novembro, às 7h30, uma manifestação em defesa da educação de qualidade, com foco em um tema específico: SARESP. 

 

                O Governo de São Paulo aplica desde 1996, em suas escolas públicas regulares, o SARESP, prova que tem como intenção avaliar os alunos no terceiro ano do ensino médio, e com base em seus resultados diagnosticar deficiências de aprendizado e destinar verbas (o bônus dado aos professores do qual Serra tanto se orgulha). O protesto dos estudantes não é pelo fim dos exames ou índices avaliativos, mas sim pelo fim do sistema que o SARESP engloba. Para começar, temos os bônus, que acobertam um “não” ao aumento salarial de professores e funcionários e cujas verbas maiores são destinadas às escolas com melhor desempenho, abandonando assim as escolas que mais necessitam de ajuda. Além disso, a prova é aplicada no ensino médio apenas aos terceiros anos, o que faz com a vida escolar do aluno não seja avaliada em etapas, mas apenas em seu fim, quando só então são descobertas as dificuldades dos alunos. Não há transparência quanto aos resultados da prova, pois o índice de cada aluno não é divulgado. A divulgação de resultados que chega até nós é de melhorias significativas (cerca de 300%) no Ensino Público Estadual, afirmação da qual os estudantes discordam e que somente deixa mais claro o caráter “eleitoreiro” do SARESP. Tal ponto de vista tem base na decisão do Governo Estadual de, a partir do ano passado (2009), realizar a prova também na rede de ETEs. Porém, essas escolas têm desempenho superior ao das escolas estaduais regulares, muito mais pelo fato de seus alunos terem passado por um processo seletivo, que por incentivo do governo, como José Serra gosta de fazer parecer em sua propaganda política.

 

                  Ano passado, muitas dessas ETEs decidiram pelo boicote ao SARESP, já que nos opomos veementemente ao uso dos resultados das provas de algumas poucas escolas para mascarar a situação geral do ensino em São Paulo. Agora, os estudantes de várias ETEs têm sofrido pressão descabida por parte de seus núcleos de direção e coordenação, que impõem o SARESP como parte das notas finais (lembrando que não há divulgação de resultados individuais, e que os índices estarão oficialmente disponíveis somente a partir de 2011) e “alertam” sobre a possibilidade de reprovação dos alunos que boicotarem a prova. A proposta dos alunos para um novo sistema avaliativo vai contra todos os problemas do SARESP aqui citados, e tem como base a transparência na divulgação de resultados, inclusão de mais questões interpretativas e de questionário sobre os reais problemas da escola, possibilitando maior espaço para a voz dos estudantes, de forma a impulsionar uma educação de qualidade. 

 

 

 

Comitê Estudantil de Lutas Contra o SARESP

16/11/2010

São Paulo, SP

Um comentário:

  1. Você já pensou o que significa o SARESP? Alguns estudantes da melhor escola estadual do Estado de São Paulo já pensaram e reagiram. Convido-o a ler sobre isso e tecer seus comentários no endereço abaixo.

    Deixe seus comentários eles são muito importantes!!!!


    http://blogaodosilvao.blogspot.com/2010/11/provinhas-de-mintira.html

    ResponderExcluir