terça-feira, 9 de novembro de 2010

Contra o Saresp!

Está marcada para os dias 17 e 18 de Novembro a aplicação do SARESP 2010. Já conhecida pelos estudantes da rede pública regular, a prova ainda é novidade nas escolas técnicas do Centro Paula Souza – a primeira edição foi aplicada no 3º. ano de 2009.
O SARESP, aparentemente, é apenas um instrumento de avaliação do ensino público do Estado de São Paulo, cujos resultados auxiliariam no direcionamento da verba pra educação. Porém, mais uma vez a propaganda governista vai na contra-mão da realidade enfrentada pelos estudantes das ETE’s e das EE’s: saídos de provas mal formuladas, os números apontam uma melhoria irreal da qualidade do ensino.
A inserção das escolas do Centro Paula Souza, conhecidas pelo nível elevado de seus alunos, na avaliação vem apenas para melhorar os índices resultantes do SARESP, maquiando o verdadeiro cenário da educação pública paulista. Com boas estatísticas, o Governo do Estado pode provar que sua política de sucateamento de ETE’s e EE’s traz progresso a seus estudantes. E, ao invés de termos como resposta mudanças efetivas em nossas escolas, somos usados – mais uma vez - como massa de manobra eleitoreira.
Nós, alunos da ETESP, entendemos que o SARESP significa um retrocesso na luta estudantil por uma educação de qualidade, pautada no respeito aos estudantes e cidadãos paulistas, em melhorias de infra-estrutura e em garantias de boa formação acadêmica para todos. Contribuir com essa “prova” é aceitar a péssima condição de nossas escolas e os constantes ataques ao ensino público, que a cada ano se volta mais à mera formação técnica.
Levantando essas ideias, os estudantes do terceiro ano de diversas ETE’s (sete, além da ETESP) e de algumas EE’s boicotaram o SARESP em 2009, reunindo mais de 300 estudantes no campus da ETESP/FATEC, onde está localizada a sede do Centro Paula Souza, para um protesto por melhoras efetivas na educação e para marcar nossa posição contrária à aplicação de tal prova. Por cerca de 4 horas, tentamos nos fazer ouvir pela super-intendência do Centro – vigiados de perto pela polícia – e paralisamos as aulas no período da manhã, contando com o apoio dos professores.
A manifestação surtiu efeito e conseguimos barrar a prova em 2009. Porém, está confirmada a sua aplicação nos dias 17 e 18 desse mês. Esse ano, as ameaças já começaram, como a divulgação de que as provas finais de algumas ETE’s serão substituídas pela nota do SARESP. A pergunta que fica é: como usarão as notas para o terceiro ano de 2010, se os resultados da prova sairão apenas por volta de março de 2011? Mais uma vez, notamos esforços para enfraquecer a luta estudantil e manter a situação vergonhosa de nossas escolas.
Em 2010, voltamos a pedir o apoio dos estudantes e chamamos um BOICOTE AO SARESP. Educação de qualidade não se faz por meio de provas, mas por efetivo investimento em infra-estrutura, qualificação do corpo docente e respeito aos estudantes.
Exija seu direito! No dia 17, junte-se a nós na luta por uma educação de qualidade! Diga NÃO às avaliações de fachada!
CONTRA O SARESP! POR MELHORIAS VERDADEIRAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

4 comentários:

  1. Esqueci de falar na reunião de hoje que falta também uma reforma NOS estudantes...
    tipo parar de cabular aulas de bons professores e levar tais matérias mais a sério.
    é mega fácil criticar a educação em horário de aula lá na praceta

    ResponderExcluir
  2. CONTRA O SARESP! POR MELHORIAS VERDADEIRAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

    ResponderExcluir
  3. "é mega fácil criticar a educação em horário de aula lá na praceta "

    hahaahahahaha

    Verdade. Conheço gente que vai terminar o ano na ETESP pior do que entrou por ter ficado muito tempo na praceta batendo papo ( e fazendo outras coisas mais). Provavelmente repetirão de ano, sairão da ETESP e ainda falarão : ensino público é uma merda!

    =D

    Um empenho dos alunos em estudar é essencial. Entretanto todos sabemos que o ensino público (assim como o privado ) precisa de melhorias, e essas melhorias ocorrem principalmente com investimentos de vários tipos, pouco ou nenhum desses investimentos numa prova fácil, usada como arma política.
    NÃO AO SARESP!

    ResponderExcluir